[Aviso] Lembrete antes do formulário

Prezados, Salve Maria!

A pedido do IBP-BSB, publicamos alguns lembretes práticos para a Missa:

  1. A modéstia nos trajes diz respeito à decência, mas também à formalidade. Quanto ao primeiro, ver aqui e aqui. Quanto ao segundo, evitem-se roupas relaxadas ou informais. Evite-se a camiseta de malha pura e simples, evitem-se as roupas com coisas escritas, com logo muito destacada de uma marca, com personagens de desenhos ou filmes, etc.. Isso vale também para as crianças, para habituá-las bem. Em tempo de pandemia, o mesmo se aplica para máscaras. Evitem-se também roupas de equipes de qualquer modalidade esportiva e símbolos políticos.
  2. Observamos o costume de os homens ficarem do lado da Epístola (à direita de quem olha para o altar) e as mulheres do lado do Evangelho (è esquerda de quem olha para o altar). As famílias podem sentar em qualquer local da Capela.
  3. Jamais deixem o Padre esperando com o Santíssimo Sacramento na hora da comunhão. Antecipem-se para chegar na mesa de comunhão antes do Padre no início da comunhão.
  4. Quando forem comungar acompanhados de crianças pequenas no colo, segurem as mãos delas, para que não toquem na patena de comunhão.
  5. Não deixem jamais as crianças circulando sozinhas. Dentro da Capela, para que seja mantida a ordem. Fora da Capela, para ir ao banheiro, beber água ou em outra circunstância, para garantir a segurança delas. Acompanhem até a porta do banheiro e até o filtro.
  6. Quem puder faça o esforço para confessar em dia de semana. Com mais gente a cada Missa de domingo, as filas estão maiores, passa-se a Missa inteira na fila, perde-se eventualmente a comunhão. Claro, nós ficamos confessando até o limite de nossas forças. Na semana, há confissão durante as Missas, 6:25 e 19:30. No sábado, às 6:25 e às 8:30.
  7. É proibido circular pela garagem da Capela. Não se deve passear pela garagem da Capela nem deixar que crianças circulem por ali. Não se usa a garagem para passar de um lado para o outro da Capela.
  8. Os cachorros da Capela são cachorros. Não deixem que crianças se aproximem sem supervisão de um adulto responsável. Cachorros podem morder. Como o manejo das crianças é atabalhoado, a reação deles pode ser imprevisível. E, claro, a presença dos cachorros não deve servir de distração na hora da Missa, pois a hora da Missa é a hora da Missa e não é momento para ver cachorro.
  9. Não se come dentro da Igreja, nem se toma líquidos dentro da Igreja (nem mesmo água). As crianças também devem ser alimentadas fora da Igreja (exceto mamadeira, por exemplo). Assim, não se dá biscoito dentro da Igreja para as crianças.
  10. É excelente que os pais tragam as criancinhas para a Missa. Incentivamos e favorecemos isso. Às vezes, elas farão um pouco mais de barulho e será preciso sair da Igreja para acalmá-las. Não demorar para sair. Ser ágil e atento.  Por outro lado, não ficar fora da Igreja com as crianças sem real necessidade. E não deixar as crianças correndo e conversando fora da Capela durante a Missa.