Para artigo sobre o escapulário, acesse: [Instrução] Algumas questões sobre o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
Para informação quanto ao material do escapulário. A partir desse documento da Santa Sé, podemos considerar que a lã não é mais necessária, embora continue sendo recomendável pelo uso da tradição. Outros tecidos podem ser usados. O mesmo podemos dizer da resposta contida na Catequese sobre o Escapulário marrom, dada pelos Provinciais Norte-Americanos.
SEÇÃO DOUTRINÁRIA DO RITO DE BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO DE SANTÍSSIMA VIRGEM DO MONTE CARMELO
CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
29 de novembro de 1996
Prot. 2243/96/L
[…]
18. Apêndice: Normas práticas para a Confraria do Escapulário
4. A recepção na confraria ocorre conforme o rito próprio aprovado pela Santa Sé pela imposição do escapulário. O escapulário consiste em duas peças de um material marrom ou escuro juntas por dois laços ou peças de fio. Para a recepção, o nome do fiel e a data devem ser registradas em um livro guardado para tal fim. Tais condições, entretanto, podem ser levantadas.
5. Depois da recepção do escapulário, o fiel pode substituí-lo por uma medalha tendo de um lado o Sagrado Coração de Jesus e no outro Nossa Senhora. Tanto o escapulário, quanto a medalha podem ser substituídos sem terem de ser novamente ser abençoados.
[…]
http://carmelitanacollection.com/catechesis.html
CATEQUESE SOBRE O ESCAPULÁRIO MARROM[1]
Provinciais norte-americanos das Ordens Carmelita e Carmelita Descalça para a celebração do 750º aniversário do escapulário carmelita.
[…]
O Escapulário marrom deve ser em lã?
Antes devia, mas não mais. Poucos religiosos carmelitas utilizam lã pura para seus hábitos, incluindo seus escapulários, devido ao seus custo e impraticidade.
[1] Esta catequese possui alguns aspectos que tendem ao racionalismo, mas a resposta à pergunta não deixa de ter seu peso, dada a importância dos que aprovaram a catequese.