Aos poucos a Tradição Católica vai conquistando seu devido espaço!

Nossos agradecimentos a este digno sucessor dos Aspóstolos, D. Huonder. Que mais bispos possam se juntar a este valoroso bispo e também apoiarem o santo Padre, o Papa, na restauração da Liturgia Católica.

Hoje é na Suíça, amanhã, queira Deus, poderá ser no Brasil, Terra de Santa Cruz!

Cleber Lourenço.

Esperança para os padres diocesanos da Tradição: criadas 2 paróquias pessoais para a Missa de Sempre em uma só diocese.

Secretum Meum Mihi | Tradução: Fratres in Unum.com – A agência Kipa/Apic informa sobre a criação oficial na diocese de Chur, Suíça, de duas paróquias pessoais para os fiéis ligados à Forma Extraordinária.

Dom Vitus Huonder, bispo de Chur, Suíça.

Dom Vitus Huonder, bispo de Chur, Suíça, celebrando o Rito Romano Tradicional.

O comunicado oficial (PDF) foi publicado com data de 27 de fevereiro de 2012 no próprio sítio da diocese de Chur na Internet. Nele se informa que, com data de 22 de fevereiro de 2012, o bispo de Chur, Mons. Vitus Huonder, constituiu a Paróquia de Maria Imaculada em Oberarth como paróquia pessoal para a Forma Extraordinária, para os fiéis da Suíça central, e a Paróquia de São Maximiliano Kolbe para os fiéis do Cantão de Zurique.

O comunicado esclarece que na realidade não se trata da criação destas duas paróquias pessoais, mas sim da oficialização de uma situação pré-existente que não era muito clara, já que existiam anteriormente dois centros onde se celebrava a Santa Missa segundo a Forma Extraordinária.

Mais adiante o comunicado explica o que é uma paróquia pessoal e ao final menciona que em outros lugares do planeta existem paróquias pessoais para a Forma Extraordinária, como as que  acabam de ser criadas em Chur.

Esta é uma atitude corajosa de Mons. Huonder, que desde que foi nomeado bispo de Chur conta com uma forte oposição de seus colaboradores mais próximos e outras maçãs podres do ultra-progressismo. Uma delas inclui uma solicitação de sua renúncia, em vista da qual Mons. Hounder solicitou ajuda na Congregação para os Bispos, a fim de solucionar a problemática. Além disso, o sítio Gloria TV publicou um documento em apoio a Mons. Hounder (ver aqui). Depois de recebido em Roma, soube-se que Mons. Hounder recebeu um amplo respaldo não só por parte da Congregação para os Bispos, mas também do próprio Santo Padre (ver aqui).

Supomos que esta medida foi animada pelo respaldo que Mons. Hounder obteve no Vaticano e também supomos que toda essa caterva que lhe faz guerra começará a se queixar e a criticar a medida.

Pergunta: Como é que em uma diocese tão pequena se pode criar simultaneamente duas paróquias pessoais para a Forma Extraordinária e nas dioceses ou arquidioceses grandes seria impensável a criação de, pelo menos, uma paróquia? Pensemos em lugares como, por exemplo, Buenos Aires, Santiago, Caracas ou São Paulo.

* * *

Notícias já publicadas no Fratres in Unum sobre Dom Huonder: