“União com Deus” – Sto. Afonso de Ligório

É preciso amar a Deus como Ele quer, e não como nós queremos. Deus quer que o coração esteja despojado de tudo, para se unir a Ele e se saciar de seu amor.

Diz Santa Teresa: “A oração de intimidade com Deus não é outra coisa senão um morrer quase total a todas as coisas do mundo para alegrar-se só em Deus. Quanto mais nos esvaziamos das criaturas, quanto mais nos desprendemos delas por amor a Deus, tanto mais Ele nos saciará d’Ele mesmo e mais estaremos unidos com Ele” 1.

Muitas pessoas desejam chegar à união com Deus, mas não querem as dificuldades que Deus lhes permite. Não querem as doenças que as afligem, nem a pobreza que sofrem, nem as ofensas que recebem. Sem a resignação, jamais conseguirão unir-se perfeitamente a Deus. Dizia Santa Catarina de Gênova: “Para chegar à união com Deus, são necessárias as dificuldades mandadas por Ele. Por maio delas, ele espera destruir em nós as paixões internas e externas. Por isso, todos os desprezos, as doenças, a pobreza, as tentações, todas as dificuldades, tudo nos é necessário. Assim teremos de lutar e por meio das vitórias, nossas paixões se enfraquecerão a tal ponto, que não mais as sentimos. Enquanto as dificuldades não nos parecem amargas, mas suaves por amor a Deus, não chegaremos à união com Ele” 2.

Notas:

1 – Sta. Teresa, Moradas quintas, Obras, IV, c, 1, p. 70; c. 2, p. 78, 79. Camino de perfección, c. 28, Obras, III, p. 133, 134.

2 – Sta. Catarina de Gênova, Vita, c. 29.

Texto da 17ª edição da Tradução de “A Prática do Amor a Jesus Cristo“, de Sto. Afonso de Ligório, da Editora Santuário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s