Nova entrevista de Dom Bernard Fellay: “Estamos, talvez, mais próximos do Papa do que pareça”.

Via Fratres In Unum

Apresentamos nossa tradução de trechos da entrevista concedida por Dom Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade São Pio X, ao jornal Les Nouvelles Calédoniennes [via Forum Catholique]:

A Fraternidade São Pio X se considera tradicionalista enquanto é taxada de integrista. De toda forma, os senhores se opõem a todos os avanços progressistas da Igreja desde 1962…

A nossa situação é controversa, mas também está ligada ao que se passa na Igreja Católica. A vida da Igreja mudou com o concílio [Vaticano II]. E o balanço é devastador. A quantidade de padres e religiosos diminuiu. Há um declínio religioso generalizado. É necessário fazer algo para restaurar a situação. A liberdade total arrasa a sociedade. Os homens têm necessidade de uma ajuda especial para conhecer o caminho de Deus e a salvação das almas. Aliás, o Papa regressa às idéias tradicionais. Ele vê muito bem que há um desvio e que é necessário corrigi-lo. Estamos, talvez, mais próximos do Papa do que pareça.

O senhor ficou surpreso por Bento XVI ter dito tolerar o uso do preservativo, em casos excepcionais, para combater a Aids?

Fiquei um pouco decepcionado com o livro. Mas estou muito feliz da mudança ocorrida desde então: efetivamente se vê que Roma quer esclarecer esta questão do preservativo que semeou a confusão. O preservativo não é o meio para resolver este problema da saúde. É a contra a natureza do ato do casamento, pois impede o fruto normal deste ato. A família é muito importante. O ato deve se realizar no casamento. Há uma disciplina a ser respeitada que tinha muito valor anteriormente, e que hoje é desvalorizada.

[…]

O objetivo de sua comunidade ainda é o de se integrar à Igreja Católica?

Sim, sempre sustentamos que não queremos caminhar por contra própria. Afirmamos que somos e permanecemos católicos. Desejamos que Roma nos reconheça como verdadeiros bispos. Aliás, não se usa mais a palavra cismático contra nós. Portanto, se não somos cismáticos, nem heréticos, somos verdadeiros católicos. Além disso, o Papa diz que há somente um problema de ordem canônica. Basta um ato de Roma para dizer que está encerrado e reentramos na Igreja. Isso virá. Estou muito otimista.

Aceitariam então as decisões do Vaticano II?

Não, não é assim. Pedimos que as grandes ambigüidades do Vaticano II sejam dissipadas.

Uma resposta em “Nova entrevista de Dom Bernard Fellay: “Estamos, talvez, mais próximos do Papa do que pareça”.

  1. Fiquei muito contente em saber que há em Brasilia uma igreja que se celebra a missa tridentina.

    Ultimamente venho buscando instruir-me sobre a minha fé, e fiquei hororizado com a quantidade de absurdos que fizeram com a esposa de cristo. Vou começar a frenquentar as missas tridentinas, sei que todas as missas giram em torno da celebracão do sacrificio de Cristo na Eucaristia, porém sei que deixo de obter muitas graças nas missas modernistas e progressistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s