Missa Tridentina no XVI Congresso Eucarístico Nacional (Por que não na programação oficial?)

Apesar de a já anunciada Missa Solene Pontifical que será rezada em Brasília não fazer parte da programação oficial do Congresso Eucarístico, este blog entrou em contato com o Coordenador de Imprensa do evento, o Pe. André Lima, fazendo um apelo para que ela fosse, afinal, incluída oficialmente na programação ou ao menos fosse divulgada no site ou outros meios. Apesar de não termos obtido êxito neste sentido, encontramos o apoio do mesmo para que divulgássemos por conta própria esta missa – inclusive com a logomarca do evento (que até foi gentilmente enviada por e-mail em melhor resolução).

Começamos, hoje, então, nossa divulgação extra-oficial com esse “panfleto” virtual, que já tomamos conhecimento estar sendo divulgado pela internet afora por alguns amigos leitores.

No entanto, esse blog ousa lançar ainda aos seus leitores uma outra campanha (digo outra porque na semana passada sugerimos a Campanha da 1ª missa rezada em Brasília): Continuemos fazendo apelos para que seja a Missa Tridentina incluída na programação oficial do evento!

Em primeiro lugar, por uma questão de justiça, já que existe um espaço oficial para celebrações segundo os ritos orientais católicos (ucraniano, armênio, maronita e melquita); em segundo lugar, mas provavelmente mais importante, porque seria uma forma de o Congresso Eucarístico, junto com todo o clero brasileiro, agradecer ao Papa Bento XVI pela publicação do Motu Proprio Summorum Pontificum e demonstrar sua plena adesão às intenções do Santo Padre.

8 respostas em “Missa Tridentina no XVI Congresso Eucarístico Nacional (Por que não na programação oficial?)

  1. Felicitaciones por su esfuerzo. Dios los bendiga. Rezamos por Uds. y porque de una buena vez se reconozca en los hechos, las existencia de la Misa tradicional, siendo en este caso particular, incluída en la programación oficial del Congreso Eucarísitico. Pax Tecum. Gabriel Fandiño (Una Voce Córdoba-Argentina) –
    http://www.unavocecba.wordpress.com

  2. Obrigado, Gabriel Fandiño!

    Que Nosso Senhor nos abençoe, a nós e vós também, e, nos faça progredir e perseverar no combate pela Santa Missa e pela Santa Igreja.

    Salve Maria Santíssima!

  3. Pingback: “Una Voce Cordoba” da Argentina apóia a nossa campanha sobre o XVI CEN « Missa Tridentina em Brasília

  4. Como está sendo feita esta campanha? Existe algum tipo de abaixo assinado onde as pessoas possam aderir??

  5. Caro Mauricio,

    O que chamamos de campanha é a nossa sugestão e convite aos leitores que escrevam ao XVI CEN fazendo o mesmo apelo que fizemos já uma vez. É difícil coordenar uma campanha formal, como disponibilizar um abaixo assinado, etc. Ainda mais faltando tão pouco tempo. Mas, caso o senhor tenha alguma sugestão melhor e queira ajudar-nos levando à frente algum plano mais eficaz, publicaremos com entusiasmo sua ideia!

    Enfim, mandar um e-mail para a coordenação do evento (que podemos publicar aqui no blog depois, se quiser), explicitando seus argumentos de forma respeitosa, clara e convincente pode ser bem proveitoso. O nosso objetivo é chamar a atenção da coordenação do evento e dos católicos de forma geral para esta situação de omissão lamentável; e, de fato, conseguir que publiquem alguma nota e divulguem a referida missa no site oficial, com um mínimo do destaque que lhe seria devido.

    Na verdade, se o blog promove essa “campanha” é na esperança de incentivar os leitores católicos a agirem conforme também despertar-lhes a consciência: “como católico que ama e defende o rito tridentino, o que eu poderia fazer para ajudar na sua propagação, especialmente no caso do XVI CEN?”.

    Entre no site oficial do XVI CEN e na seção das Comissões, e procure os endereços de e-mail dos coordenadores das duas comissões que, penso, podem fazer alguma coisa neste caso.

    Vítor F.

  6. Eu mesmo, no início do ano, entrei em contato por diversas vezes com alguns dos responsáveis pelo CEN 2010, para sugerir que colocassem na programação a Missa na forma extraordinária do rito romano e não obtive resposta.
    Cheguei a solicitar que a informação fosse feita no mesmo espaço em que se divulgou as Missas em ritos orientais e nada!
    No CEN 2006 em Florianópolis, houve divulgação no site oficial do evento e em prospectos.

  7. Prezado Waldemar,

    Obrigado pelo comentário. Tomei a liberdade de fazer um novo post publicando seu relato. O senhor não gostaria de fazer o mesmo relato e um novo apelo à coordenação do XVI CEN? Peça para encaminharem seu e-mail ao Padre André Lima, Coordenador de Imprensa do evento, e a outras autoridades que poderiam atendê-lo. Se possível, comunique-os também desta pequena campanha que nosso blog está empreendendo…

    Abraço,

    V.F:

  8. Até agora não vi na programação oficial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s