Quinta-Feira da Oitava da Páscoa (08/04)

[Republicação] Texto publicado originalmente em 08 de abril de 2010

Cada dia da Oitava tem sua Missa própria e algumas partes dessas Missas referem-se aos neobatizados, que antigamente participavam das funções da semana vestidos de branco. A Oitava já era festejada antes do século IV, e conforme Santo Agostinho, remonta aos imediatos sucessores dos Apóstolos.

Quinta-Feira da Oitava da Páscoa

I Classse – Cor Branca

Maria Madalena, cheia de amor, constante e intrépida durante a Paixão, teve o privilégio de receber uma aparição especial de Jesus e a missão de anunciar aos Apóstolos a Ressurreição (Evangelho). Também este fato é uma nova confirmação de que Jesus ressuscitou verdadeiramente.

Exultemos e alegremo-nos (Gradual) porque a Páscoa, como descreve a Lição a respeito do eunuco da rainha da Etiópia, recorda a Redenção operada pela mão poderosa (Introito) e misericordiosa de Deus (Alleluia), a nossa passagem do pecado à vida da graça (Communio) e o nosso ingresso na Igreja, mediante o Batismo.

Introito

Louvaram em coro a vossa mão vitoriosa, aleluia; a Sabedoria abriu a boca aos mudos e tornou eloquente a língua das crianças, aleluia, aleluia. Sl. Cantai ao Senhor um cântico novo, pois ele fez coisas admiráveis. Glória ao Pai.

Oratio

Ó Deus, que reunistes os mais diversos povos na confissão de vosso nome, fazei que aqueles que renasceram na fonte batismal permaneçam unidos pela mesma fé e pela mesma piedade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Gradual

Este é o dia que o Senhor nos preparou: exultemos e alegremo-nos nele. A pedra, que foi rejeitada pelos construtores, tornou-se a pedra angular; foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Aleluia, aleluia. Cristo, criador de todas as coisas, ressuscitou: ele se apiedou do gênero humano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s