Liturgia: São Matias, Apóstolo

24 De fevereiro

São Matias, Apóstolo (II Classe, Vermelho)

São Matias, cujo nome quer dizer “o oferecido”, nasceu talvez em Belém, da Tribo de Judá. Como nos afirma São Pedro, ele jamais se afastou dos Apóstolos, depois do Batismo de Jesus, administrado por João Batista, e foi testemunha da sua Ressurreição. Quando, após a Ascensão do Senhor, foi necessário escolher um apóstolo para tomar o lugar de Judas, os cento e vinte discípulos reunidos em Jerusalém propuseram José e Matias, e a sorte caiu em Matias.

Nada de certo sabemos sobre o resto da vida de Matias. Depois de ter evangelizado a Etiópia, pode ser que tenha sofrido o martírio, ou que tenha morrido na Judéia.

Oratio.Ó Deus, que vos dignastes associar São Matias ao colégio de vossos apóstolos, fazei que, por sua intercessão, sintamos sempre os benéficos efeitos de vossa bondade paternal. P. N. Senhor.

EPISTOLA extraída dos Atos dos Apóstolos 1, 15-26

“Mostrai-nos, Senhor, aquele que nos escolhestes”: a escolha dum Apostolo necessita da intervenção divina. Designado a sorte, Matias toma lugar entre “os doze”, aqueles que o próprio Jesus escolheu para construir o colégio apostolico.

Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério. Este homem adquirira um campo com o salário de seu crime. Depois, tombando para a frente, arrebentou-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. (Tornou-se este fato conhecido dos habitantes de Jerusalém, de modo que aquele campo foi chamado na língua deles Hacéldama, isto é, Campo de Sangue.) Pois está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo (Sl 68,26; 108,8). Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição. Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias. E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar. Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.

Graduale. Quão grandes honras reservastes, ó Deus, aos vossos amigos, e quão grandes poderes lhes conferistes! Se eu quisesse enumerá-los, achá-los-ia mais numerosos que as areias do mar.

Tractus.Vós satisfizestes o desejo de seu coração e não lhe recusastes o pedido de seus lábios. Vós os prevenistes com bençãos de felicidade. Pusestes sobre sua cabeça uma coroa de pedras preciosas.

EVANGELHO segundo São Mateus 3, 7-12

Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Ant. ad Off. Ps. 44, 17-18 – Vós os estabelecestes príncipes sobre toda a terra; e eles sempre se recordarão de vosso nome, Senhor, em todas as gerações.

Secreta. Concedei , Senhor, que as preces do Apóstolo São Matias acompanhem as oferendas que vão ser consagradas à glória de vosso nome, e nos alcancem defesa e justificação. Por Nosso Senhor.

Textos extraídos do Missal Romano Quotidiano.

*** MISSA DIA 24/02/2010, ÀS 19H30, na Capela do Instituto Bíblico

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s